terça-feira, 26 de junho de 2012

IDAS E VINDAS DE 2012...


2012 é o ano fundamental em minha trajetória teatral. Em janeiro, em parceria com a atriz e produtora Patrícia Martins, que iniciou seus estudos teatrais por minhas mãos, formamos oficialmente a CIA TEATRAL DOS LIBERTTINOS e consequentemente a ARAÚJO MARTINS produções artísticas.

Neste primeiro semestre, tivemos acertos e erros, felicidades e dificuldades que tornaram estes 184 dias de trabalho interruptos, uma fabulosa experiência de pesquisa teatral, tanto no processo criativo quanto executivo, não somente para nossa parceria ARAUJO e MARTINS e nossa assistente e braço direito Giannini Ilka, mas para todos os atores e atrizes que passaram por nossos processos.

Aprendemos muito, estudamos mais ainda, conhecemos pessoas fabulosas, como nosso parceiro musical Manu Bittencourt ou a atriz Jezz Pacheco, entre outros. Este primeiro semestre de 2012 foi um delicioso processo de descoberta, além de marcar o processo de profissionalização de um trabalho que já faço há quase 14 anos.

Neste segundo semestre, será o momento de colhermos alguns frutos deste processo e levar às plateias nossas pesquisas, que tomaram forma em 2012, mas que foram trabalhadas em nosso subconsciente por anos.

E orgulhosamente neste segundo semestre de 2012, apresentaremos:


Projeto HOJE TEM TEATRO, SIM SENHOR! Com o espetáculo Teatral O REALEJO MÁGICO, UM CONTO QUE CONTA O CONTO DE UM SONHADOR!


Este é um projeto que tem como objetivo A CRIAÇÃO DE PLATEIA TEATRAL E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AOS PRODUTOS CULTURAIS. O projeto seria realizado em uma tenda teatral, montada nas ruas de 42 bairros da cidade de Itapevi e realizaria apresentações gratuitas para cerca de 10.000 espectadores, porém a atual administração da cidade não nós permitiu. Usamos da maior ferramenta que um artista pode dispor: a criatividade. Reformulamos todo o projeto e hoje realizaremos nossas apresentações em GARAGENS, cedidas por amigos e amigos de amigos e outros que se revoltaram com nossa condição. Toda a produção para esta fase do projeto está sendo realizada com a colaboração de empresas e amigos que acreditam que cultura é uma importante ferramenta de conscientização e desenvolvimento de uma sociedade mais humana.
Entramos em cartaz de julho e iremos até o final de novembro.


Espetáculo WWW.BRASIL EFÊMERO. LIBERTTINOS E LIBERTTÁRIOS


Passamos o ano de 2011, inteiro pesquisando sobre diversos temas que cercam o teatro. Este foi um importante período para definirmos as características estéticas que definiriam nossos trabalhos, entre os temas levantados tivemos: as origens do rito teatro, o ditirambo, que resultou em um experimento cênico que pode ser assistido em 3 datas no final do 1º semestre em nossa confraria, estudamos as relações dialéticas entre o teatro e a tecnologia, a busca no equilíbrio e uso de recursos tecnológicos e a interatividade e a presença na íntegra do ator como agente catalisador e realizador do fenômeno teatral. As questões sexuais sempre estiveram presentes em minha obra, consequentemente grande parte de nossa pesquisa estética passa por este universo. Quando definimos o material que seria usado para a construção de um espetáculo que pudessem refletir deste um ano de estudo, estava fortemente influenciado por uma pesquisa que realizava na SP Escola de Teatro, sobre a narratividade do teatro épico sobre a obra de João Ubaldo, Viva o Povo Brasileiro, isto resultou na escolha do BRASIL como nosso material primordial. No levantamento do material, decidimos desenvolver o espetáculo a partir de 3 temas distintos, porém inter-relacionados: O TEATRO, A TECNOLOGIA e A SEXUALIDADE. O resultado foi esta sátira antropofágica, que conta com mais de um ano de vivência e vem de forma visceral e desbocada propor uma reflexão sobre um país imerso em um limbo efêmero. Que está com estreia marcada para o dia 22 de julho no CENTRO CULTURAL JABAQUARA.


A ÚLTIMA NOITE


Entre muitas conquistas em 2011, fomos contemplados pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, pelo edital 11 do ProAC, para produção de espetáculos sobre a Cultura LGBT, este foi o primeiro edital que fui proponente e, felizmente, já consegui conquistá-lo. O espetáculo é resultado de uma pesquisa sobre a diversidade sexual e o papel da mulher na sociedade contemporânea. Falar sobre o tema me consome desde dezembro de 2010 ao assistir o filme do espanhol Julio Medem, Habitación en Roma, com as fantásticas Elena Anaya e Natasha Yarovenko. Para este projeto, realizamos um processo de seleção para atriz, de janeiro a março, onde participaram 148 atrizes. A estreia de A ÚLTIMA NOITE está prevista para SETEMBRO, porém ainda sem local definido.


Por estas e outras, o segundo semestre de 2012 será intenso e prazeroso onde a CIA TEATRAL D’OS LIBERTTINOS estará com 3 espetáculos em cartaz.
Nos vemos em uma de nossas apresentações.

EVOÉ!!!








Nenhum comentário: