sexta-feira, 23 de setembro de 2011

COLUNA - A VIDA NO PALCO

"ESTE É O PRIMEIRO ARTIGO DA MINHA COLUNA NO JORNAL DA GENTE | ITAPEVI - REGIÃO OESTE | publicado em 06 de agosto de 2011.




UM NOVO RITUAL

Debruçado em minha mesa, cercado de material de estudo das peças que estou dirigindo, “por que não fazemos uma peça, as estudamos”, inicio um novo ritual: escrever para o JORNAL DA GENTE. O primeiro passo é sempre difícil, principalmente porque há muito o que se dizer, mas assim como em minhas peças vamos começar pela base que estruturará todo o restante do trabalho. Porque escrever? E porque o leitor deve dedicar seu tempo lendo? E quem sou, já que antes de mais nada é necessário deixar claro minha propriedade em dizer o que digo. Mas não posso de deixar hoje uma ótima indicação para ver um teatro de qualidade em Itapevi, com um renomado e premiadíssimo grupo de São Paulo, e melhor ainda: de graça.

O Teatro está enraizado no consciente popular: falamos sobre, pensamos sobre, mas o que efetivamente conhecemos? Se não as peças que montamos em nossa fase de escola, onde apenas dois quesitos são necessários: decorar o texto, já você precisa saber o que vai dizer, e saber em que lugar do espaço você vai estar, pois você não pode cobrir o amiguinho. Esta coluna existe para trazer à luz o universo teatral, que borbulha nas veias da cidade de São Paulo, mas que por muito tempo esteve inacessível para nossa região, devido à ausência de um espaço como esse.

Quem é André de Araújo? - Diretor Teatral de Itapevi há mais de uma década, sendo um grande colaborador da peça A PAIXÃO DE CRISTO, como ator, dramaturgo, produtor e Diretor: de 2003 a 2007 no Grupo Teatral da Igreja Medianeira de Todas as Graças, em 2007 em uma iniciativa livre de atores e pela Prefeitura Municipal de Itapevi em 2008 e 2009, além de ter sido Coordenador e Professor de Teatro da Casa da Cultura de Itapevi de 2007 a 2009 e participou de outros diversos grupos.

Atualmente especializa-se em Direção Teatral, focada nas Escolas Realistas e Épicas, na SP ESCOLA DE TEATRO, querido, aprendiz dos diretores Rodolfo Garcia Vasquez (Satyros, vencedor do Prêmio Shell 2010) e Brian Penido (TAPA). Dirige o Grupo Teatral OS LIBERTINOS, em Itapevi, o NÚCLEO DE PESQUISA LINHA LARANJA, na região central  e volta em agosto a dar oficinas na COMUNIDADE KOLPING CARDOSO, que tem inscrições abertas, no telefone 4773.1131.

Escreve para os blogs: umteatrobastardo.blogspot.com (contos, crônicas e afins), diretoresaprendizes.blogspot.com (material sobre teatro)  e poesianobrassp.blogspot.com (projeto de difusão literária).

O terceiro sinal foi dado, está na hora do espetáculo. Caem os palcos mas não se cala a arte!

Nenhum comentário: